Dicas, Ferramentas Manuais

CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE MARTELOS

Uma das principais ferramentas utilizadas no dia a dia, o martelo tem diversas funções que vão desde os serviços mais antigos da história, como a carpintaria, artesanatos e até mesmo na medicina é utilizado.

VOCÊ quer saber um pouco mais sobre essa ferramenta e qual opção atenderá suas necessidades? Então continue lendo este artigo e saiba mais sobre:

  • Os principais tipos de Martelo
  • Onde mais se utiliza o martelo?

Acha que este artigo pode ser interessante? Então compartilha com seus amigos em sua rede social favorita. É muito rápido e você pode fazer em apenas 2 cliques.

OS PRINCIPAIS TIPOS DE MARTELO

Como já dissemos o martelo é uma ferramenta bastante versátil e são inúmeras as suas funções, que variam de acordo com cada modelo.

Conheças esses tipos:

MARTELO DE ORELHAS

Martelo de Orelhas - Lojao das Ferramentas

Esse talvez seja o tipo de martelo mais comum e pode ser utilizado tanto por profissionais de carpintaria e pedreiros como por hobistas. É uma excelente ferramentas para ser ter em casa pois resolve bastantes problemas. Sabe aquele quadro que você quer colocar na parede da sala, esse martelo pode ser útil.

Outros nomes dados a essa ferramentas são martelo de carpinteiro ou de unha. Essa unha permite remover pregos utilizando o cabo como uma alavanca.

MARTELO DE ESTOFADOR

Martelo de Estofador

Esse é um martelo bastante leve, ideal para pregos finos, pinos ou tachas.  Tem a cabeça achatada na parte de trás para apontar pregos mais finos.

É ideal para serviços de estofamento em móveis como sofás, puffs, cadeiras, etc.

MARTELO DE PENA

martelo de pena

O martelo de pena é uma variação em maior escala do martelo de estofador. Devido a seu tamanho e resistência é muito utilizado em mecânicas e indústrias para manutenções em geral dos equipamentos.

MARTELO DE BOLA

Martelo de Bola

O martelo de bola, recebe esse nome devido a uma espécie de bola que fica na parte posterior da cabeça. É muito utilizado em serviços automotivos e de funilarias como “bater” em metais ou fixar rebites.

MARTELO DE PEDREIRO

Martelo de Pedreiro

Esta é uma ferramenta de pedreiro (bricolage -alvenaria), semelhante ao martelo, utilizada para partir e assentar tijolos

MAÇO

Maço

 

Esse é um tipo de martelo com a cabeça feita em madeira e faces achatadas. É bastante útil para “bater” em formões com cabo de madeira e assim fazer os serviços de carpintaria. Esse modelo me faz lembrar da oficina do avô.

MARTELOS (MALHO) DE FACES MACIAS

Martelo DE FACES MACIAS

Esses tipos de “martelo” geralmente têm a cabeça feita em materiais diferentes – como: cobre, borracha ou naylon. É possível ter faces diferentes.

Um dos mais utilizados é o martelo com a cabeça feita em borracha, sendo uma face mais mole e a outra mais dura, que serve para colocação de pisos.

Alguns modelos têm a cabeça móvel e que podem ser substituídas de acordo com a necessidade.

MARTELO DE FORJA

MArtelo de forja

O martelo de forja é bastante visto em filmes medievais onde se preparam espadas e lanças. Sua função continua sendo a de dar forma ao metal.

É uma ferramenta bastante pesada, alguns modelos podem pesar até 9kg. Os modelos desse martelo têm cabeças semelhantes aos martelos de bola, de pena e com cabeça achatada.

CAMARTELO 

Camartelo

É um martelo que possui um lado da cabeça agudo  ou em gume, enquanto o outro lado pode ser redondo ou quadrado.

Marreta

Marreta

A marreta tem uma cabeça de aço bastante resistente o que possibilita que seja utilizado em serviços que necessitem de força, como quebrar paredes.

Existem diversos outros tipos de martelo, como martelo de mineração, para ferreiros (Estampa) e vários outros, como o Martelo de Cozinha.

Qualquer que seja a sua forma de uso sempre é preciso tomar todos os cuidados necessários para se evitar acidentes. Utilize todos os equipamentos de proteção individual.

 

Venha Visitar a Parafusando e descobrir os tipos de Martelo que temos para Você.

One thought on “CONHEÇA OS PRINCIPAIS TIPOS DE MARTELOS

  1. Marcos disse:

    Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
    trabalho!
    Gostei muito.
    um grande abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *